Comprar temas para WordPress é melhor que download gratuito?

Como um desenvolver WordPress há mais de 6 anos, ouço muitos clientes dizendo que querem usar um tema gratuito, simplesmente porque não querem gastar dinheiro comprando. Então gostaria de explicar o porque um tema premium é um excelente investimento, se você acredita no seu sucesso empresarial na internet.

Comprar um tema significa que você paga uma empresa que desenvolveu aquele tema, obviamente. Pagando, as empresas podem pagar funcionários altamente qualificados que darão suporte ao seu tema, oferecendo atualizações para novas versões do WordPress e correções de segurança. A maioria oferece esse suporte técnico dentro de um ano, alguns pelo tempo que a empresa existir!

A aceleração das mudanças tecnológicas e mudanças rápidas nas mídias sociais exigem uma plataforma de software mais flexível e conveniente. Isso é fundamental para se manter competitivo. E num mundo capitalista, você acha que o criador de um tema gratuito consegue manter atualizações constantes para acompanhar essa velocidade no desenvolvimento tecnológico?

Quando o WordPress tem uma atualização, as empresas, que desenvolvem tanto os frameworks quanto temas que utilizam eles, vão testando a versão beta do WordPress para certificarem-se que seus temas irão funcionar corretamente. Eles atualizam o tema pai para trabalhar de forma eficiente e, em seguida, ao mesmo tempo que uma nova versão do WordPress é liberada, a nova versão do tema principal também é. Isso garante que você pode atualizar o seu site WP para a nova versão, sem medo de que seu tema pare de funcionar.

Outro fator de diferenciação nas empresas especializadas em frameworks e temas é a facilidade com que você pode construir sites personalizados. Eles oferecem ferramentas que simplificam o processo de construção do site e isso lhe economiza tempo e dinheiro. Afinal, quanto vale sua hora de trabalho?

Painel administrativo de framework para economizar tempo na personalização de sites em WordPress (Imagem: Pagelines)
Painel administrativo de framework para economizar tempo na personalização de sites em WordPress (Imagem: Pagelines)

Acredito que ter uma equipe de programadores que entendem de WordPress trabalhando para manter meu tema atualizado com as novas versões vale muito. Ainda mais quando o valor para isso é relativamente muito baixo como $40, $50.

Qual sua opinião? Compartilhe seus pensamentos com um comentário abaixo.