Quer saber como traduzir um tema WordPress? Não importa se você tem grandes conhecimentos de informática, internet, muito menos de programação, traduzir é fácil, só depende do seu tempo para seguir esse tutorial completo que preparamos exclusivamente depois de receber algumas solicitações por email.
Porém! – sempre tem um porém – caso não queira gastar tempo com isso, a equipe da agência inflar.com preparou um serviço de tradução de temas com excelente custo x benefício, levando em consideração o profissionalismo da equipe com mais de 7 anos de experiência com WordPress e o inglês (o gerente de projetos atualmente mora na Nova Zelândia).
Mas aqui o tutorial completo caso queira fazer por conta:
Passo 1 – Download o software Poedit
Embora existam outros programas, por uma questão de clareza e simplicidade, vamos indicar o que a equipe utiliza – o Poedit. É gratuito e você pode baixá-lo no link acima. Em seguida é só instalar clicando no botão Avançar (Next). Pronto, o software para tradução de temas e plugins WordPress está instalado.
Passo 2 – Encontre o arquivo Pot…
O arquivo .pot contém todo o texto traduzível do tema e deve estar na pasta do tema que você comprou ou fez download gratuito. Eles são fornecidos pelos criadores do tema, caso o seu não tenha você pode fazer a solicitação. Geralmente esse (.pot) arquivo está em uma pasta chamada ‘languages’.
Passo 3 – Traduzir o tema ou plugin
1. Abra o Poedit
2. Vá em “File -> New catalog template” e selecione o arquivo pot.
3. Uma nova janela aparecerá perguntando-lhe algumas informações. É opcional o preenchimento. Clique em OK na sequência.
4. Outra janela irá perguntar onde e com qual nome quer salvar os arquivos .mo e .po que serão gerados pela tradução.
5. Todo o texto para começar a traduzir deve ser visível agora.
Agora é só clicar em cada linha e no final da tela terá um campo para digitar sua tradução.
Depois de concluir você pode clicar em salvar e os .mo e .po serão criados.
Passo 4 – Mande sua instalação WordPress usar os arquivos de tradução
Se o tema tem um pasta /languages/, envie seus arquivos .mo .po para lá. Confira mais uma vez se estão nomeados de acordo com o código de idioma correto (português do Brasil é pt_BR e o de Portugal é pt_PT).
Agora vá para a pasta raiz (diretório principal) de sua instalação WordPress e procure por um arquivo chamado wp-config.php.
Abra esse arquivo e procure a linha:
define ('WPLANG', 'en_EN');
Você deverá mudar en_EN (ou outro que for) com o código de idioma igual ao que nomeou o arquivo. Por exemplo, se você traduziu para português do Brasil o código seria pt_BR, logo o código:
define ('WPLANG', 'pt_BR');
Altere, salve e feche o arquivo.
Passo 5 – Parabéns meu amigo acabou de traduzir um tema ou plugin WordPress!
Não há o passo cinco na verdade, ao menos que você queira deixar um comentário abaixo agradecendo quem fez esse tutorial. 8)
Lembre-se de verificar se a tradução está de acordo com aquilo que você quer. Caso queira uma ajuda profissional a equipe inflar.com preparou um serviço de tradução muito interessante, basta clicar aqui e conferir.
Caso tenha alguma dúvida ou queira acrescentar informações e dicas, fique a vontade, envie logo abaixo.
Você já comprou um tema pela Themeforest ou Elegant Themes? Clique aqui!